domingo, 24 de março de 2013

Subprojeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável.

Oficinas de receitas utilizando linhaça.

        Em nosso projeto estamos estudando especificamente desde o ano passado a linhaça, afim de conhecermos melhor esta cultura, seus aspectos botânicos, agronômicos, benefícios à saúde, posologia e formas de uso. Assim além das atividades de estudo, plantio de linhaça na lavoura e acompanhamento de seu desenvolvimento, realizamos oficinas com alunos, mães, merendeiras, afim de propor sugestões de uso dessas sementinha que pode trazer tantos benefícios à nossa saúde. Confira algumas receitas que realizamos no fim do ano passado e neste ano.


 Biscoito de linhaça.
Bolo de Laranja com linhaça.
Preparo das receitas com os alunos.
Vitamina de banana com linhaça.
Bolo de Baunilha com Linhaça
Torta Salgada de Linhaça.
Pizza com Linhaça.
Salada de Futas com Linhaça.

Todas as receitas são registradas em nosso Caderno de Receitas.

       Podemos acrescentar a linhaça triturada nas receitas que preparados de acordo com nosso paladar. É importante fazermos o uso diário da linhaça, para que assim possamos sentir seus benefícios. A seguir temos uma sugestão de receita:


Torta Salgada de Linhaça

Ingredientes:
3 ovos
70 gramas de farinha integral
210 gramas de farinha de trigo
252 ml de leite
42 ml de óleo
1 colher de fermento químico
Meia colher de sopa de sal

Recheio:
Pode ser feito com peito de frango desfiado ou carne bovina moída. Cozinhe a carne, com os temperos desejados. Pode-se colocar milho, ervilha. Não deixar com muito molho.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificar, deixando a farinha para o final. Depois coloque o fermento. Coloque metade da massa na fôrma untada com óleo, distribua o recheio e cubra com o restante da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

É uma delicia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário