Atividades Pedagógicas

Município de Presidente Castello Branco – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Escola Municipal Banhadão
Professora Edinéia Cadore – Turma Multisseriada: 1º, 2º e 5º ano.

Sequência Didática Interdisciplinar
Tema: Discriminação/Preconceito

Data de Aplicação: 30 de Outubro, 03, 04, 05 e 06 de Novembro de 2015

Áreas do Conhecimento/Conteúdo:
Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura, Produção Escrita e Análise Linguística.
História: Formação étnica brasileira
Ensino Religioso: Discriminação, preconceito.
Geografia: Localização geográfica: continentes, oceanos.
Matemática: Elaboração e resolução de problemas matemáticos, envolvendo o sistema monetário.
Tempo estimado: 5 aulas

Objetivos:

  • ·         Desenvolver a oralidade
  • ·         Realizar a Leitura participativa da história
  • ·         Interpretação oral da história
  • ·         Realizar a produção escrita do gênero textual diálogo, com posterior análise linguística do gênero produzido com foco na ortografia, pontuação, coesão, coerência, reestruturação textual... (2º e 5º ano)
  • ·         Ordenar, sequenciar a história e escrever as falas dos personagens, com posterior análise linguística do gênero produzido com foco na ortografia, pontuação, coesão, coerência, reestruturação textual... (1º ano)
  • ·         Leitura da produção textual com ênfase na pontuação.
  • ·         Conhecer a formação ética brasileira
  • ·         Identificar situações de preconceito, discriminação e como agir nessas situações.
  • ·         Identificar verbos, substantivos e adjetivos.
  • ·         Ordenar as palavras em ordem alfabética, realizando a divisão silábica
  • ·         Localizar no mapa mundi: continentes, oceanos...
  • ·         Elaborar e resolver problemas envolvendo o sistema monetário.
  • ·         Produção artística do auto-retrato


Desenvolvimento/Metodologia
1ª aula (30/10/15)
  • Acolhida
  • Calendário
  • Correção da tarefa de casa
  • Leitura participativa da história
  • Interpretação oral
  • Produção escrita
  • Socialização das produções
  • Tarefa de casa
Realizar as atividades de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o calendário, corrigir a tarefa de casa...

Metodologia/desenvolvimento:
1º momento: Leitura Participativa
Organizar os alunos na roda de leitura (sentados na almofada, em círculo) Antes de iniciar a leitura, explorar o nome da obra, autor, editora... A história será contada pela professora, com a participação dos alunos. A professora fará a leitura/narração da história, que está organizada em fichas, quando houver falas dos personagens será erguida uma plaquinha e os alunos farão a leitura da fala.

2º Momento: Interpretação Oral
Após a leitura participativa, será realizada a interpretação oral da história, pautada nos seguintes questionamentos:
·         Quem são os personagens?
·         Como era a menina?
·         O que mais chamava a atenção do coelho na menina?
·         Por que o coelho queria ficar pretinho? O que ele tentou fazer?
·         Qual foi a explicação que os personagens encontraram para a cor deles?
·         O que a autora da história quis explorar/retratar com esta história?
·         E você é parecido com quem da sua família?
·         O coelho não gostava da cor dele?
·         A menina gostava da cor de sua pele?
·         O que é preconceito?
·         O que é discriminação racial?
·         Que outros tipos de discriminação existem?
·         Vamos refletir sobre a frase: A vida tem a cor que você pinta!
·         A cor da pele de uma pessoa interfere em seu caráter?
·         Somos todos iguais na diferença. O que esta frase quer nos ensinar?
·         Porque foram criadas de leis de proteção contra racismo e preconceito?
·         Você é preconceituoso?
·         Quais cenas de preconceito racial podemos identificar na sociedade?
·         Momento para possíveis questionamentos ou indagações dos alunos.

3º Momento: Produção Escrita
A história é contada por um narrador, e com falas dos personagens, assim composto por diálogos.
Atividade 1º ano: O aluno receberá o texto fatiado/embaralhado (dividir em 5 partes), porém, receberá somente com as narrações. O aluno deverá ler as narrações, ordená-las e escrever as falas/diálogos pertencentes a cada parte da história.

____________________________________________________________________________________
                                 (Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida. E pensava:
______________________________________________________________________________________
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
______________________________________________________________________________________
A menina não sabia, mas inventou:­
______________________________________________________________________________________
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
_______________________________________________________________________________________
A menina não sabia, mas inventou:
_______________________________________________________________________________________
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
_______________________________________________________________________________________
A menina não sabia, mas inventou:­
_______________________________________________________________________________________
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
_______________________________________________________________________________________
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:

________________________________________________________________________________________

Atividade 2º e 5º ano: Individualmente os alunos deverão realizar a produção escrita da história utilizando a narração e os diálogos.

4º Momento: Análise Linguística
Realizar a correção das produções escritas com ênfase nos erros ortográficos, uso correto da pontuação, coesão, coerência... Após os alunos deverão realizar a reestruturação da produção, reescrevendo-a se necessário. 

5º Momento: Socialização Oral das Produções
Neste momento os alunos deverão realizar a leitura de suas produções, dando ênfase e destaque a leitura correta dos sinais de pontuação.
Tarefa de casa:
Contar a história aos pais.

2ª aula (03/11/15)
  • Acolhida
  • Calendário
  • Correção da tarefa de casa
  • Aula de inglês (08:00 às 08:45)
  • Aula de Educação Física (08:45 às 09:55)
  • Conto de livro
  • Atividades de análise linguística
  • Tarefa de casa
Realizar as atividades de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o calendário, corrigir a tarefa de casa...
Conto de livro: os alunos vão contar os livros da coleção valores.
Análise linguística
Entregar aos alunos uma cópia da história. Vamos realizar a leitura coletiva e identificar por meio de cores os verbos (verde), substantivos (azul) e adjetivos (vermelho). Fazer uma tabela e registra as palavras no quadro.
Identificar os sinais de pontuação, pintando-os de cores diferentes, após organizar no caderno uma legenda com os sinais e seus nomes.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA                                             (Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida. E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto. Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar. Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:

- Conselhos da mãe da minha madrinha...

Tarefa de casa:
Selecionar 10 verbos, 10 adjetivos e 10 substantivos, organizá-los em ordem alfabética e realizar a separação silábica.

3ª aula (04/11/15)
  • Acolhida
  • Calendário
  • Correção da tarefa de casa
  • Aula de Artes (08:00 às 09:30)
  • Leitura de livro
  • Formação Étnica Brasileira 
  • O que é preconceito?
  • Atividades
  • Tarefa de casa
Realizar as atividades de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o calendário, corrigir a tarefa de casa...
Refletir sobre a frase: A vida tem a cor que você pinta!
Estudo sobre a Formação ética brasileira
Em duplas realizar uma pesquisa na internet referente a este assunto. Após cada dupla deverá realizar a exposição oral da pesquisa realizada.

Leitura do livro: Romeu e Julieta de Ruth Rocha, trata sobre preconceito, disponível em:
Comentar oralmente a história. 
Estudo coletivo do texto:
O que é preconceito?
Sempre vemos falar nessa palavra, mais afinal de contas o que realmente ela significa?
O preconceito não passa de um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é, onde por esse falso conceito muitas vezes maltratamos o próximo e nem pensamos nas consequências daquele ato.
No mundo existem muitas formas de preconceitos, porém o mais comum é por causa da pessoa ser de uma etnia diferente, ou por ter uma religião diferente da nossa, por ter a cor da pele diferente, por ser de outra classe social.
Podemos ver no mundo várias consequências causadas por causa dessa pequena palavra, porém com um significado muito triste, como exemplo disso tem o apartheid e a segunda guerra mundial, que foi causada por causa do nazismo, onde houve um grande holocausto causado por não saber de verdade o que era aquilo que estavam pensando.
Porém existem formas de discriminação por coisas bastante diferentes do que isso, como por possuir uma doença, por gostar de uma música diferente do que a pessoa goste, esse foi um tipo que eu já sofri, eu já vi fala caso de sogras que quase terminaram com o casamento do filho ou da filha, por a mulher ser mais velha do que o marido, ou por o casal ser de religião diferente um do outro, ou por ser de etnia ou ter a cor da pele de uma forma que ela acha que é ruim.
Se formos descrever todos os tipos ficaremos meses e não descreveremos tudo, eu só falo uma coisa antes de discriminar alguém, procure saber o que aquilo é de verdade antes de fazer o seu conceito evitando assim os falsos conceitos.
Autor: Paulo Vitor
Tarefa de casa:
Faça um acróstico com a palavra: Preconceito

4ª aula (05/11/15)
  • Acolhida
  • Calendário
  • Correção da tarefa de casa
  • Aula de inglês (08:00 às 08:45)
  • Aula de Educação Física (08:45 às 09:50)
  • Localização geográfica
  • Atividades
  • Tarefa de casa
Realizar as atividades de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o calendário, corrigir a tarefa de casa...
Localização geográfica
Localizar no mapa mundi onde fica a África. Localizar os demais continentes, oceanos, pólos... conversar sobre os limites geográficos entre os países, relembrar o caminho percorridos pelos escravos que vieram ao Brasil...
Após identificá-los no mapa abaixo. Identificar também onde nós moramos.

5ª aula (06/11/15)
  • Acolhida
  • Calendário
  • Correção da tarefa de casa
  • Produção do Auto Retrato
  • Atividades matemáticas
  • Tarefa de casa
Realizar as atividades de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o calendário, corrigir a tarefa de casa...

Refletir novamente sobre a frase: Somos todos iguais na diferença, e sobre o que foi estudado sobre preconceito.
Propor a Produção do auto-retrato, por meio dele cada criança representará seu rosto, a fim de mostrar que somos diferentes fisicamente e intelectualmente, no entanto, todos somos cidadãos de direitos e deveres.

Atividades matemáticas:
Vamos preparar a festa de casamento do Coelhinho Branco e da Coelhinha Preta. Observando os preços dos produtos do mercadinho e dos encartes, prepare uma festa para 20 convidados.  O que será necessário? Qual será o cardápio? Qual será o custo da festa? Porém os noivos possuem somente R$ 250,00, sejam criativos e elaborem uma festa bem legal.
Em duplas, utilizando folhas A4, organizem/elaborem um cardápio descrevendo os itens da compra e o custo total da festa. Após cada dupla deverá apresentar.

Avaliação: A avaliação é processual e contínua durante toda a realização da atividade que necessita de revisões constantes para ser assimilada nos objetivos de aprendizagem propostos, acontecendo em todos os momentos da aula. A avaliação ocorrerá em todos os momentos da aula, tendo ênfase na leitura, expressão oral, escrita e análise linguística.
Parecer do professor: Todas as atividades realizadas foram muito produtivas, tendo destaque especial na produção textual dos alunos. A atividade de organização da festa de casamento do coelho também foi bem significativa, pois em todos os momentos os alunos aprenderam, desenvolveram habilidades e se divertiram.

 Confira algumas fotos das atividades realizadas:
Leitura Participativa da História e interpretação Oral

Identificação de verbos, substantivos e adjetivos da história

Localização Geográfica

Organização da Festa de Casamento do Coelho: Elaboração do cardápio e tabela de custos da festa.




Auto Retrato










Visita de Estudos ao Museu Entomológico Fritz Plaumann, em Seara SC
       No dia 21 de Outubro os alunos do 5º ano, realizaram uma visita de estudos ao Museu Entomológico Fritz Plaumann , no município de Seara.. Fritz Plaumann, natural da Prússia Oriental, chegou ao Brasil com a família em 1924, aos 22 anos, e se instalou no atual município de Seara, próximo ao distrito de Nova Teutônia. Na região, ele trabalhou como agricultor, fotógrafo e comerciante. Mas, durante toda a vida coletou e catalogou insetos. Das 17 mil espécies existentes no museu, 1.500 foram descobertas por ele e 150 foram batizadas com o seu nome ou derivados. Boa parte dos insetos não existe mais na natureza. Além das borboletas, fazem parte da coleção besouros, moscas, baratas e outros insetos da região.
       Segundo informações passadas pelos gestores do museu, além do interesse por insetos, Plaumann era autodidata e buscava a preservação da natureza. Ele anotava três vezes ao dia todos os dados sobre o tempo na região, e utilizando mapas meteorológicos alemães, ele anotava a quantidade de chuva, umidade, vento e temperatura.
         A Prefeitura Municipal de Seara adquiriu em 1982 a coleção entomológica de Fritz Plaumann e 1988 inaugurou o museu, que tem quase 600 m², distribuídos em três pavimentos. O local fica em frente a casa onde Plaumann morava. Plaumann dedicou 70 anos da sua vida à catalogação de insetos, e morreu no dia 22 de setembro de 1994. Em 1985, obteve a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e, no início de 1991, recebeu a mais alta condecoração do campo da ciência da Alemanha: a Grã-Cruz do Mérito Científico.
        Antes da viagem de estudos trabalhamos com uma Sequência Didática Interdisciplinar sobre insetos, tendo por culminância a visita, que proporcionou muito conhecimento aos alunos. 









18/05/2015 MOBILIZAÇÃO DA DEFESA CIVIL

Foi realizada em nossa escola a Mobilização da Defesa Civil, onde a Orientadora Escolar Sra Lucimara Machado, que faz parte da equipe de Defesa Civil de nosso município, conversou com as crianças sobre as atribuições deste órgão, como trabalham em caso de desastres ou catástrofes, e de que forma a população pode contribuir para evitá-las. Para trabalhar esta temática foi realizada uma atividade dinâmica, onde os alunos participaram e aprenderam quais são as funções e como trabalha a Defesa Civil.
Cada criança recebeu uma cartilha para ler com a família, como forma de disseminar as informações obtidas na escola.
Confira algumas fotos:

Dinâmica realizada. 


14/05/2015 – CONSULTA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,  EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS SOBRE O TRABALHO INFANTIL E CONSELHO DE CLASSE REFERENTE AO I BIMESTRE DO ANO LETIVO.
           
Este encontro reuniu pais, alunos, autoridades e professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de nosso município. Após a abertura realizada pela Orientadora Escolar Sra. Lucimara Machado e composição da mesa de autoridades, foi realizada a socialização e aprovação das metas do Plano Municipal de Educação para o decênio de 2015-2025, sendo apresentado pela Administradora Escolar Sra. Marli Raaber e a Professora Clauci Zanesco. Após a Gestora Cultural Vandira Cervelin, explanou sobre ações realizadas no município relacionadas à erradicação do trabalho infantil, e logo após o Prefeito Sr. Claudio Sartori, deixou sua mensagem aos presentes.
Neste evento foi realizado o I Conselho de Classe, referente ao 1º bimestre/2015, com entrega de boletins ao pais e conversa sobre o processo de aprendizagem de cada criança.
Realizamos a exposição das atividades pedagógicas dos alunos referentes ao trabalho pedagógico realizado sobre o Trabalho Infantil, que contemplou estudo sobre legislação, Estatuto da Criança e Adolescente, Direitos e Deveres das Crianças, leitura e análise de reportagens, dentre outros.
Foram organizados stands com as atividades de cada escola, sendo que os alunos realizaram explicações das atividades.

Tivemos ótima participação de pais. Abaixo seguem fotos deste evento:


Abertura do Evento 
Mensagem do Prefeito Sr. Claudio Sartori
Atividades de nossa escola 
Alunos socializando as atividades realizadas.



08.03.2015 -  Rede Municipal de Ensino desenvolve há mais de 10 anos o Programa PROERD em
parceria com o Batalhão da Polícia Militar de Concórdia-SC

       Iniciaram no 08 de março deste ano as aulas da XI Turma do PROERD - Programa de Resistências as Drogas e a Violência, para alunos que cursam o 5º ano do ensino fundamental em nosso município. As aulas acontecem uma vez por semana e são ministradas neste ano, pelo Instrutor PROERD Cabo Vanderlei Ribeiro, a turma conta com a participação de 25 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino sob a regência das Professoras Edinéia Cadore, Gracieli Mores e Lúcia Bernardi.
         A Orientadora Escolar  Sra. Lucimara Frigo Machado que coordena o Programa no município há mais de 10 anos, destaca que o programa ensina as crianças a serem capazes de fazer boas escolhas de forma segura e responsável, saber se comunicar e se relacionar com as pessoas, denunciar o bullyng com segurança, reconhecer os malefícios das drogas e a pressão dos colegas e principalmente manter-se livre das drogas e da violência.
      Em um programa curricular que prevê 10 encontros, o instrutor PROERD garante através da sensibilização dos cursistas através de vídeos e exemplos práticos para que os mesmos possam desenvolver atitudes para resistir ao uso de drogas, compreendendo os danos que elas causam, através de um trabalho de valorização das amizades, da família e de auto-estima das crianças.  


Abaixo seguem fotos das aulas, que sempre são dinâmicas e prazerosas. 

Momentos de explicação teórica
Atividades em grupo
Turma Proerd 2015, Instrutor, Professora e Prefeito Municipal 


13/04/15 PROJETO RESGATANDO HISTÓRIAS NO CINQUENTENÁRIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

Dando continuidade ao Projeto Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco, iniciando no ano letivo de 2014, realizamos no dia mês de março mais uma importante etapa, nesta, a Visita ao Poder Legislativo e Executivo de nosso município.
Na Biblioteca Municipal, relembramos a história de nosso município com a Gestora Cultural Sra. Vandira Cervelin, que apresentou através de quadros expostos, a história, a colonização, as lideranças da época, e também sobre nossa cultura, esporte, alimentação, educação, objetos antigos....
Após no Centro Administrativo, o Prefeito Sr. Claudio Sartori, nos recebeu em seu gabinete, conversou com as crianças sobre as atribuições de um prefeito e os desafios, através da explanação sobre projetos previstos e o andamentos dos mesmos, como o Projeto do Parque Termal que já está em andamento.
Na sequência, o Secretário de Administração Sr. Ademir Miotto apresentou os demais departamentos do Centro Administrativo e os funcionários explicaram quais são suas funções.
Visitamos a Rótula com a Estátua dos primeiros colonizadores: André e Pedro Sampietro e a Câmara de Vereadores, onde estão expostas as fotos de vereadores e prefeitos de todas as legislaturas passadas. A vereadora Neiva Toniello, explicou a importância do trabalho do vereador e como são realizadas as reuniões.
Encerrando as visitas fomos à Comunidade de Linha São Luiz, onde está localizado o Poço Profundo, que abastece a sede e comunidades do interior, e que também é o local onde está sendo o construído o Parque Termal.        
O dia de estudo foi muito produtivo, relembramos a história do município, as transformações e as perspectivas futuras.  Acompanhe momentos do dia de estudo nas fotos abaixo: 


Exposição de quadros com a história do município.
Exposição de objetos antigos.
Livro fotográfico da comemoração do Cinquentenário do município.
Visita ao Centro Administrativo: gabinete do prefeito
Visita aos departamentos do Centro Administrativo.
Visitando a Câmara de Vereadores
Vereadora explicando como ocorrem as reuniões. 

Visitando as obras do Centro de Lazer.

Atividade Pedagógica: Formação Redes de Aprendizagens - Proinfo


    No último encontro presencial de formação, nos foi apresentado o site www.educopedia.com.br, nele podemos encontrar muitas sugestões de atividades de vários conteúdos e níveis. Como estava trabalhando sobre Geometria com minha turma, utilizei-me de uma sugestão deste site, como atividade complementar. As atividades realizadas encontram-se na aba 5º ano; matemática; figuras planas e espaciais. O material dispõe de jogos on-line, quiz com perguntas e muitas atividades. Abaixo algumas fotos das atividades realizadas com os alunos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário