Município de
Presidente Castello Branco – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Escola Municipal
Banhadão
Professora
Edinéia Cadore – Turma Multisseriada: 1º, 2º e 5º ano.
Sequência
Didática Interdisciplinar
Tema: Discriminação/Preconceito
Data de Aplicação: 30 de Outubro, 03, 04,
05 e 06 de Novembro de 2015
Áreas do Conhecimento/Conteúdo:
Língua Portuguesa:
Oralidade, Leitura, Produção Escrita e Análise Linguística.
História: Formação étnica brasileira
Ensino Religioso: Discriminação, preconceito.
Geografia: Localização geográfica: continentes,
oceanos.
Matemática: Elaboração e resolução de problemas
matemáticos, envolvendo o sistema monetário.
Tempo estimado: 5 aulas
Objetivos:
- · Desenvolver a oralidade
- · Realizar a Leitura participativa da história
- · Interpretação oral da história
- · Realizar a produção escrita do gênero textual diálogo, com posterior análise linguística do gênero produzido com foco na ortografia, pontuação, coesão, coerência, reestruturação textual... (2º e 5º ano)
- · Ordenar, sequenciar a história e escrever as falas dos personagens, com posterior análise linguística do gênero produzido com foco na ortografia, pontuação, coesão, coerência, reestruturação textual... (1º ano)
- · Leitura da produção textual com ênfase na pontuação.
- · Conhecer a formação ética brasileira
- · Identificar situações de preconceito, discriminação e como agir nessas situações.
- · Identificar verbos, substantivos e adjetivos.
- · Ordenar as palavras em ordem alfabética, realizando a divisão silábica
- · Localizar no mapa mundi: continentes, oceanos...
- · Elaborar e resolver problemas envolvendo o sistema monetário.
- · Produção artística do auto-retrato
Desenvolvimento/Metodologia
1ª aula (30/10/15)
- Acolhida
- Calendário
- Correção da
tarefa de casa
- Leitura
participativa da história
- Interpretação
oral
- Produção
escrita
- Socialização
das produções
- Tarefa de
casa
Realizar as atividades
de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o
calendário, corrigir a tarefa de casa...
Metodologia/desenvolvimento:
1º momento: Leitura
Participativa
Organizar os alunos na
roda de leitura (sentados na almofada, em círculo) Antes de iniciar a leitura,
explorar o nome da obra, autor, editora... A história será contada pela
professora, com a participação dos alunos. A professora fará a leitura/narração
da história, que está organizada em fichas, quando houver falas dos personagens
será erguida uma plaquinha e os alunos farão a leitura da fala.
2º Momento:
Interpretação Oral
Após a leitura
participativa, será realizada a interpretação oral da história, pautada nos
seguintes questionamentos:
·
Quem são os personagens?
·
Como era a menina?
·
O que mais chamava a atenção do coelho
na menina?
·
Por que o coelho queria ficar pretinho?
O que ele tentou fazer?
·
Qual foi a explicação que os personagens
encontraram para a cor deles?
·
O que a autora da história quis
explorar/retratar com esta história?
·
E você é parecido com quem da sua
família?
·
O coelho não gostava da cor dele?
·
A menina gostava da cor de sua pele?
·
O que é preconceito?
·
O que é discriminação racial?
·
Que outros tipos de discriminação existem?
·
Vamos refletir sobre a frase: A vida tem
a cor que você pinta!
·
A cor da pele de uma pessoa interfere em
seu caráter?
·
Somos todos iguais na diferença. O que
esta frase quer nos ensinar?
·
Porque foram criadas de leis de proteção
contra racismo e preconceito?
·
Você é preconceituoso?
·
Quais cenas de preconceito racial
podemos identificar na sociedade?
·
Momento para possíveis questionamentos
ou indagações dos alunos.
3º Momento: Produção
Escrita
A história é contada
por um narrador, e com falas dos personagens, assim composto por diálogos.
Atividade 1º ano: O
aluno receberá o texto fatiado/embaralhado (dividir em 5 partes), porém,
receberá somente com as narrações. O aluno deverá ler as narrações, ordená-las
e escrever as falas/diálogos pertencentes a cada parte da história.
____________________________________________________________________________________
(Ana Maria
Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes,
os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da
pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no
cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África,
ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos
vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a
pessoa mais linda que ele tinha visto na vida. E pensava:
______________________________________________________________________________________
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e
perguntou:
______________________________________________________________________________________
A menina não sabia, mas inventou:
______________________________________________________________________________________
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta
e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma
chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou
outra vez:
_______________________________________________________________________________________
A menina não sabia, mas inventou:
_______________________________________________________________________________________
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o
sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
_______________________________________________________________________________________
A menina não sabia, mas inventou:
_______________________________________________________________________________________
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba
até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi
fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada
preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou
outra vez:
_______________________________________________________________________________________
A menina não sabia e... Já ia inventando outra
coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e
risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que
a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece
sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele
queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar
uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma
coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de
filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos
de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até
uma coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava
na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no
pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu
segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
________________________________________________________________________________________
Atividade 2º e 5º ano:
Individualmente os alunos deverão realizar a produção escrita da história
utilizando a narração e os diálogos.
4º Momento: Análise
Linguística
Realizar a correção das
produções escritas com ênfase nos erros ortográficos, uso correto da pontuação,
coesão, coerência... Após os alunos deverão realizar a reestruturação da
produção, reescrevendo-a se necessário.
5º Momento:
Socialização Oral das Produções
Neste momento os alunos
deverão realizar a leitura de suas produções, dando ênfase e destaque a leitura
correta dos sinais de pontuação.
Tarefa de casa:
Contar a história aos
pais.
2ª aula (03/11/15)
- Acolhida
- Calendário
- Correção da
tarefa de casa
- Aula de
inglês (08:00 às 08:45)
- Aula de
Educação Física (08:45 às 09:55)
- Conto de
livro
- Atividades
de análise linguística
- Tarefa de
casa
Realizar as atividades
de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o
calendário, corrigir a tarefa de casa...
Conto de livro: os
alunos vão contar os livros da coleção valores.
Análise linguística
Entregar aos alunos uma
cópia da história. Vamos realizar a leitura coletiva e identificar por meio de
cores os verbos (verde), substantivos (azul) e adjetivos (vermelho). Fazer uma
tabela e registra as palavras no quadro.
Identificar os sinais
de pontuação, pintando-os de cores diferentes, após organizar no caderno uma
legenda com os sinais e seus nomes.
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA (Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas
brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o
pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer
trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das
terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com
olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina
a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida. E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma
filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da
menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é
o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta
preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de
tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí
veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e
perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é
o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito
café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café
que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o
teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita
jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de
jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que
conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não
ficou nada preto. Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é
teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando
outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata
linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela
tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem
tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a
gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes
tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha
era que procurar uma coelha preta para casar. Não precisou procurar muito. Logo
encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco
uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma
ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais!
Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado
de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina
bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço
colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é
o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
Tarefa de casa:
Selecionar 10 verbos,
10 adjetivos e 10 substantivos, organizá-los em ordem alfabética e realizar a
separação silábica.
3ª aula (04/11/15)
- Acolhida
- Calendário
- Correção da
tarefa de casa
- Aula de
Artes (08:00 às 09:30)
- Leitura de
livro
- Formação
Étnica Brasileira
- O que é
preconceito?
- Atividades
- Tarefa de
casa
Realizar as atividades
de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o
calendário, corrigir a tarefa de casa...
Refletir sobre a frase:
A vida tem a cor que você pinta!
Estudo sobre a Formação
ética brasileira
Em duplas realizar uma
pesquisa na internet referente a este assunto. Após cada dupla deverá realizar
a exposição oral da pesquisa realizada.
Leitura do livro: Romeu
e Julieta de Ruth Rocha, trata sobre preconceito, disponível em:
Comentar oralmente a
história.
Estudo coletivo do
texto:
O que é preconceito?
Sempre vemos falar
nessa palavra, mais afinal de contas o que realmente ela significa?
O preconceito não passa
de um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é, onde por
esse falso conceito muitas vezes maltratamos o próximo e nem pensamos nas
consequências daquele ato.
No mundo existem muitas
formas de preconceitos, porém o mais comum é por causa da pessoa ser de uma
etnia diferente, ou por ter uma religião diferente da nossa, por ter a cor da
pele diferente, por ser de outra classe social.
Podemos ver no mundo
várias consequências causadas por causa dessa pequena palavra, porém com um
significado muito triste, como exemplo disso tem o apartheid e a segunda guerra
mundial, que foi causada por causa do nazismo, onde houve um grande holocausto
causado por não saber de verdade o que era aquilo que estavam pensando.
Porém existem formas de
discriminação por coisas bastante diferentes do que isso, como por possuir uma
doença, por gostar de uma música diferente do que a pessoa goste, esse foi um
tipo que eu já sofri, eu já vi fala caso de sogras que quase terminaram com o
casamento do filho ou da filha, por a mulher ser mais velha do que o marido, ou
por o casal ser de religião diferente um do outro, ou por ser de etnia ou ter a
cor da pele de uma forma que ela acha que é ruim.
Se formos descrever
todos os tipos ficaremos meses e não descreveremos tudo, eu só falo uma coisa
antes de discriminar alguém, procure saber o que aquilo é de verdade antes de
fazer o seu conceito evitando assim os falsos conceitos.
Autor: Paulo Vitor
Tarefa de casa:
Faça um acróstico com a
palavra: Preconceito
4ª aula (05/11/15)
- Acolhida
- Calendário
- Correção da
tarefa de casa
- Aula de
inglês (08:00 às 08:45)
- Aula de
Educação Física (08:45 às 09:50)
- Localização
geográfica
- Atividades
- Tarefa de
casa
Realizar as atividades
de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o
calendário, corrigir a tarefa de casa...
Localização geográfica
Localizar no mapa mundi
onde fica a África. Localizar os demais continentes, oceanos, pólos...
conversar sobre os limites geográficos entre os países, relembrar o caminho
percorridos pelos escravos que vieram ao Brasil...
Após identificá-los no
mapa abaixo. Identificar também onde nós moramos.
5ª aula (06/11/15)
- Acolhida
- Calendário
- Correção da
tarefa de casa
- Produção do
Auto Retrato
- Atividades
matemáticas
- Tarefa de
casa
Realizar as atividades
de rotina: higienização das mãos, ir ao banheiro, garrafa de água, preencher o
calendário, corrigir a tarefa de casa...
Refletir novamente
sobre a frase: Somos todos iguais na diferença, e sobre o que foi estudado
sobre preconceito.
Propor a Produção do
auto-retrato, por meio dele cada criança representará seu rosto, a fim de
mostrar que somos diferentes fisicamente e intelectualmente, no entanto, todos
somos cidadãos de direitos e deveres.
Atividades matemáticas:
Vamos preparar a festa
de casamento do Coelhinho Branco e da Coelhinha Preta. Observando os preços dos
produtos do mercadinho e dos encartes, prepare uma festa para 20
convidados. O que será necessário? Qual
será o cardápio? Qual será o custo da festa? Porém os noivos possuem somente R$
250,00, sejam criativos e elaborem uma festa bem legal.
Em duplas, utilizando
folhas A4, organizem/elaborem um cardápio descrevendo os itens da compra e o
custo total da festa. Após cada dupla deverá apresentar.
Avaliação: A avaliação é processual e contínua
durante toda a realização da atividade que necessita de revisões constantes
para ser assimilada nos objetivos de aprendizagem propostos, acontecendo em
todos os momentos da aula. A avaliação ocorrerá em todos os momentos da aula,
tendo ênfase na leitura, expressão oral, escrita e análise linguística.
Parecer do
professor: Todas as atividades realizadas foram muito produtivas, tendo
destaque especial na produção textual dos alunos. A atividade de organização da
festa de casamento do coelho também foi bem significativa, pois em todos os
momentos os alunos aprenderam, desenvolveram habilidades e se divertiram.
Leitura Participativa da História e interpretação Oral |
Identificação de verbos, substantivos e adjetivos da história |
Localização Geográfica |
Organização da Festa de Casamento do Coelho: Elaboração do cardápio e tabela de custos da festa. |
Auto Retrato |
Visita de Estudos ao Museu Entomológico Fritz Plaumann, em Seara SC
No dia 21 de Outubro os alunos do 5º ano, realizaram uma visita de estudos ao Museu Entomológico Fritz Plaumann , no município de Seara.. Fritz Plaumann, natural da Prússia Oriental, chegou ao Brasil com a família em 1924, aos 22 anos, e se instalou no atual município de Seara, próximo ao distrito de Nova Teutônia. Na região, ele trabalhou como agricultor, fotógrafo e comerciante. Mas, durante toda a vida coletou e catalogou insetos. Das 17 mil espécies existentes no museu, 1.500 foram descobertas por ele e 150 foram batizadas com o seu nome ou derivados. Boa parte dos insetos não existe mais na natureza. Além das borboletas, fazem parte da coleção besouros, moscas, baratas e outros insetos da região.
Segundo informações passadas pelos gestores do museu, além do interesse por insetos, Plaumann era autodidata e buscava a preservação da natureza. Ele anotava três vezes ao dia todos os dados sobre o tempo na região, e utilizando mapas meteorológicos alemães, ele anotava a quantidade de chuva, umidade, vento e temperatura.
A Prefeitura Municipal de Seara adquiriu em 1982 a coleção entomológica de Fritz Plaumann e 1988 inaugurou o museu, que tem quase 600 m², distribuídos em três pavimentos. O local fica em frente a casa onde Plaumann morava. Plaumann dedicou 70 anos da sua vida à catalogação de insetos, e morreu no dia 22 de setembro de 1994. Em 1985, obteve a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e, no início de 1991, recebeu a mais alta condecoração do campo da ciência da Alemanha: a Grã-Cruz do Mérito Científico.
Antes da viagem de estudos trabalhamos com uma Sequência Didática Interdisciplinar sobre insetos, tendo por culminância a visita, que proporcionou muito conhecimento aos alunos.
18/05/2015 MOBILIZAÇÃO DA DEFESA CIVIL
Foi
realizada em nossa escola a Mobilização da Defesa Civil, onde a Orientadora
Escolar Sra Lucimara Machado, que faz parte da equipe de Defesa Civil de nosso
município, conversou com as crianças sobre as atribuições deste órgão, como
trabalham em caso de desastres ou catástrofes, e de que forma a população pode
contribuir para evitá-las. Para trabalhar esta temática foi realizada uma
atividade dinâmica, onde os alunos participaram e aprenderam quais são as
funções e como trabalha a Defesa Civil.
Cada
criança recebeu uma cartilha para ler com a família, como forma de disseminar
as informações obtidas na escola.
Confira algumas fotos:
Dinâmica realizada. |
14/05/2015 – CONSULTA PÚBLICA
DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EXPOSIÇÃO
DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS SOBRE O TRABALHO INFANTIL E CONSELHO DE
CLASSE REFERENTE AO I BIMESTRE DO ANO LETIVO.
Este
encontro reuniu pais, alunos, autoridades e professores da Rede Municipal e
Estadual de Ensino de nosso município. Após a abertura realizada pela
Orientadora Escolar Sra. Lucimara Machado e composição da mesa de autoridades, foi
realizada a socialização e aprovação das metas do Plano Municipal de Educação
para o decênio de 2015-2025, sendo apresentado pela Administradora Escolar Sra.
Marli Raaber e a Professora Clauci Zanesco. Após a Gestora Cultural Vandira
Cervelin, explanou sobre ações realizadas no município relacionadas à
erradicação do trabalho infantil, e logo após o Prefeito Sr. Claudio Sartori, deixou
sua mensagem aos presentes.
Neste
evento foi realizado o I Conselho de Classe, referente ao 1º bimestre/2015, com
entrega de boletins ao pais e conversa sobre o processo de aprendizagem de cada
criança.
Realizamos
a exposição das atividades pedagógicas dos alunos referentes ao trabalho
pedagógico realizado sobre o Trabalho Infantil, que contemplou estudo sobre
legislação, Estatuto da Criança e Adolescente, Direitos e Deveres das Crianças,
leitura e análise de reportagens, dentre outros.
Foram
organizados stands com as atividades de cada escola, sendo que os alunos realizaram
explicações das atividades.
Tivemos
ótima participação de pais. Abaixo seguem fotos deste evento:
Abertura do Evento |
Mensagem do Prefeito Sr. Claudio Sartori |
Atividades de nossa escola |
Alunos socializando as atividades realizadas. |
08.03.2015 - Rede Municipal de Ensino desenvolve há mais de 10 anos o Programa PROERD em
parceria com o Batalhão da Polícia Militar de Concórdia-SC
Iniciaram no 08 de março deste ano as aulas da XI Turma do PROERD - Programa de Resistências as Drogas e a Violência, para alunos que cursam o 5º ano do ensino fundamental em nosso município. As aulas acontecem uma vez por semana e são ministradas neste ano, pelo Instrutor PROERD Cabo Vanderlei Ribeiro, a turma conta com a participação de 25 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino sob a regência das Professoras Edinéia Cadore, Gracieli Mores e Lúcia Bernardi.
A Orientadora Escolar Sra. Lucimara Frigo Machado que coordena o Programa no município há mais de 10 anos, destaca que o programa ensina as crianças a serem capazes de fazer boas escolhas de forma segura e responsável, saber se comunicar e se relacionar com as pessoas, denunciar o bullyng com segurança, reconhecer os malefícios das drogas e a pressão dos colegas e principalmente manter-se livre das drogas e da violência.
Em um programa curricular que prevê 10 encontros, o instrutor PROERD garante através da sensibilização dos cursistas através de vídeos e exemplos práticos para que os mesmos possam desenvolver atitudes para resistir ao uso de drogas, compreendendo os danos que elas causam, através de um trabalho de valorização das amizades, da família e de auto-estima das crianças.
Abaixo seguem fotos das aulas, que sempre são dinâmicas e prazerosas.
Momentos de explicação teórica |
Atividades em grupo |
Turma Proerd 2015, Instrutor, Professora e Prefeito Municipal |
13/04/15 PROJETO RESGATANDO HISTÓRIAS NO CINQUENTENÁRIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Dando
continuidade ao Projeto Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente
Castello Branco, iniciando no ano letivo de 2014, realizamos no dia mês de
março mais uma importante etapa, nesta, a Visita ao Poder Legislativo e
Executivo de nosso município.
Na
Biblioteca Municipal, relembramos a história de nosso município com a Gestora
Cultural Sra. Vandira Cervelin, que apresentou através de quadros expostos, a
história, a colonização, as lideranças da época, e também sobre nossa cultura,
esporte, alimentação, educação, objetos antigos....
Após no
Centro Administrativo, o Prefeito Sr. Claudio Sartori, nos recebeu em seu
gabinete, conversou com as crianças sobre as atribuições de um prefeito e os
desafios, através da explanação sobre projetos previstos e o andamentos dos
mesmos, como o Projeto do Parque Termal que já está em andamento.
Na
sequência, o Secretário de Administração Sr. Ademir Miotto apresentou os demais
departamentos do Centro Administrativo e os funcionários explicaram quais são
suas funções.
Visitamos
a Rótula com a Estátua dos primeiros colonizadores: André e Pedro Sampietro e a
Câmara de Vereadores, onde estão expostas as fotos de vereadores e prefeitos de
todas as legislaturas passadas. A vereadora Neiva Toniello, explicou a
importância do trabalho do vereador e como são realizadas as reuniões.
Encerrando
as visitas fomos à Comunidade de Linha São Luiz, onde está localizado o Poço
Profundo, que abastece a sede e comunidades do interior, e que também é o local
onde está sendo o construído o Parque Termal.
O dia de
estudo foi muito produtivo, relembramos a história do município, as
transformações e as perspectivas futuras. Acompanhe momentos do dia de estudo nas fotos
abaixo:
Exposição de quadros com a história do município. |
Exposição de objetos antigos. |
Livro fotográfico da comemoração do Cinquentenário do município. |
Visita ao Centro Administrativo: gabinete do prefeito |
Visita aos departamentos do Centro Administrativo. |
Visitando a Câmara de Vereadores |
Vereadora explicando como ocorrem as reuniões. |
Visitando as obras do Centro de Lazer. |
Atividade Pedagógica: Formação Redes de Aprendizagens - Proinfo
No último encontro presencial de formação, nos foi apresentado o site www.educopedia.com.br, nele podemos encontrar muitas sugestões de atividades de vários conteúdos e níveis. Como estava trabalhando sobre Geometria com minha turma, utilizei-me de uma sugestão deste site, como atividade complementar. As atividades realizadas encontram-se na aba 5º ano; matemática; figuras planas e espaciais. O material dispõe de jogos on-line, quiz com perguntas e muitas atividades. Abaixo algumas fotos das atividades realizadas com os alunos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário