Projeto Lavoura Familiar

16/09/15 VISITA DA ESCOLA IRMÃO MIGUEL DE CONCÓRDIA, SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO LAVOURA FAMILIAR: VALORIZANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

            A visita teve por objetivo socializar/conhecer o projeto de Educação Ambiental que desenvolvemos em nossa escola. No primeiro momento a Orientadora Escolar Sra. Lucimara Machado, apresentou o Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo e os Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino.
            Na sequência, a Professora Edinéia e os alunos da escola apresentaram o histórico do Projeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável, as atividades pedagógicas interdisciplinares desenvolvidas, envolvendo gêneros textuais, conhecimentos sobre banco de sementes, sementes crioulas, seleção e armazenagem de sementes, calendário agrícola de plantio, dentre outras.
            Realizamos oficinas práticas para jogar Mancala; oficina de preparo e degustação de receitas como biscoito de linhaça e vitamina; produção de obra de arte com o tema alimentação saudável, utilizando sementes, por meio de técnicas do artista Vick Muniz, artista estudado durante as aulas de artes com a Professora Alessandra Resmini. Encerrando a visita, os alunos conheceram a nossa lavoura, culturas e técnicas de plantio utilizadas.
A escola agradece a visita! Confira as fotos:
Socialização da história e objetivos do projeto.
Socialização de atividade. 
Oficina do jogo mancala 

Oficina de preparo de receita saudável
Obras de arte com sementes.

Entrega de lembrança do projeto  
Conhecendo a lavoura da escola. 

24/04/2015 PROJETO LAVOURA FAMILIAR: VALORIZANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Em continuidade ao Projeto que desenvolvemos em nossa escola, realizamos a revisão do projeto durante o bimestre, e realizamos o primeiro plantio, de acordo com a estação do ano, período lunar e umidade do solo. As culturas escolhidas foram: alho roxo, fava, ervilha e grão de bico.

As crianças auxiliaram na classificação e plantio das sementes. Durante os próximos dias, estaremos acompanhando a germinação e o desenvolvimento dessas culturas. Abaixo seguem fotos dos plantios: 



Socialização do Projeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável no Programa Rural Ambiental da Rádio Rural

      No dia 31 de Maio, nossa escola participou do Programa Rural Ambiental, socializando nosso projeto. Os alunos, professora e pais, participaram apresentando os objetivos, justificativa, metodologias, ações realizadas... 






20/05/14 Visita do Município de Ipuaçu


     Nosso município recebeu a visita do município de Ipuaçu, esta visita foi organizada pela Epagri e teve por objetivo conhecer o Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, os Projetos Ambientais desenvolvidos pelas escolas, dentre outras visitas.
   Em nossa escola, os visitantes puderam conhecer o Subprojeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável, os alunos e professora apresentaram a história do projeto, objetivos, ações já desenvolvidas e como o mesmo é realizado. Os visitantes conheceram a lavoura da escola e degustaram o delicioso biscoito de linhaça.

Alunos apresentando o projeto, os produtos da lavoura e o banco de sementes.



A escola agradece a visita. 


16/04/14 VISITA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE


   Recebemos a visita Técnica do Ministério do Meio Ambiente, pois nosso município destacou-se com o Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, no 5º Prêmio: Melhores Práticas de Sustentabilidade. Os subprojetos do Projeto Pres. Cast. Branco Educando para a Sustentabilidade, são ações do Programa, assim a visita foi estendida as escolas também. Tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho que realizamos e os resultados obtidos. 

Apresentação do Subprojeto Lavoura Familiar, na foto apresentação do Banco de Sementes.

Subprojeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável

Algumas culturas de nossa lavoura:
Feijão Olho de Cabra

Caruru amaranto



Trigo mourisco



Milho Cunha Roxo

Ervilha de verão




2013

Subprojeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável


Turma e professora na Lavoura

Visita de Estudos: Conhecendo a Lavoura da Família Saretta.


      Realizamos mais uma etapa de nosso projeto, desta vez, fomos visitar a Lavoura na propriedade da Família da Senhora Teresinha Saretta, moradora da comunidade e avó de uma de nossas alunas. 
      No primeiro momento da visita, realizamos uma entrevista com a família, a mesma teve por objetivo compreender qual a importância do plantio de alimentos para a família, o que cultivam, como cultivam. 
       Após, fomos conhecer a lavoura, que conta com muitas variedades, dentre elas: linhaça, trigo de palha, mandioca, fava, abóboras, melancia, cebola, feijão, e muitas outras. 
      Também realizamos a troca de sementes com a família. A visita foi muito interessante.
     Agradecemos a família pela acolhida, atenção, sementes trocadas e pelo delicioso lanche que nos ofereceram. Parabenizamos a família pela bela lavoura que tem em sua propriedade.

Entrevista com a família
Sra. Albina mostrando a linhaça dourada colhida na lavoura - semente disponibilizada pela escola. 
A caminho da lavoura.
Conhecendo a lavoura.




Despedida e troca de sementes com a família.



Confecção da Almofada Térmica de Linhaça para os alunos.

    Com o estudo realizado sobre os benefícios da linhaça à saúde, a confecção da almofada térmica e estudo de seus benefícios e formas de uso, nesta semana, confeccionamos uma Almofada Térmica de Linhaça para cada aluno. Todos colaboraram com os materiais e com a confecção da mesma.

Materiais utilizados e modo de preparo:
Tecido, linha e agulha de costura, linhaça, flores de camomila secas e folhas de hortelã secas.
Amassar as folhas secas de hortelã
Misturar a linhaça, hortelã e a camomila.
Colocar a mistura dentro da almofadinha, depois costurar.
Almofadas prontas.
Alunos com suas Almofadas Térmicas de Linhaça.

Obs: O modo de usar e os benefícios de uso estão em outras postagens deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário