Educação Ambiental

Semana do Meio Ambiente

A primeira de junho é dedicada ao Meio Ambiente, um momento especial para refletirmos e avaliarmos nossas atitudes em relação ao meio ambiente, bem como sua importância para nossa vida.
Em nosso município foram realizadas atividades de educação ambiental visando à sensibilização ambiental e avaliação de nossa colaboração frente a programas ambientais desenvolvidos aqui.
No primeiro momento Bióloga Priscila, explanou sobre a importância desta semana e divulgou o Concurso de adesivos de carros que o município está promovendo, tendo como temática o lixo que é jogado por motoristas e passageiros de veículos. Os alunos irão participar com desenhos e frases.
Na sequência assistimos uma apresentação teatral com a Professora Leila Bet, interpretando a Sra Edivirges, que sempre está contribuindo conosco frente a questões ambientes. Ela nos contou como foi a viagem que realizou com Astolfo à Capital de nosso país, no ano passado, momento em que nosso município recebeu prêmios por destacar-se na gestão ambiental.
Visitamos diversos setores públicos do município em que foram realizadas intervenções artísticas referentes a temas ambientais. Na E.E.B. Dois Irmãos, a intervenção nos fez refletir sobre o destino incorreto do chiclete que é jogado na natureza, atraindo pássaros e levando-os a morte, ou colocado em carteiras, cadeiras...
Na Unidade Básica de Saúde, o tema foi o desperdício de água durante o banho. Na Prefeitura a intervenção foi sobre o desperdício e uso excessivo de papel, sendo que a proposta é utilizar frente e verso, para assim reduzir o consumo.
Na Secretaria Municipal de Educação a temática foi a derrubada de árvores. No Setor Social foi a grande quantidade de copos descartáveis que são utilizados, demonstrando a importância de utilizarmos nossa garrafa de água, já que para a produção do copo descartável á utilizada muita água.
Na Secretaria Municipal de Agricultura as temáticas abordadas foram o desperdício de água com o gotejamento das torneias e o uso excessivo de agrotóxicos, que além de poluírem, podem causar problemas de saúde. Destacou-se também a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, quando o agricultor utilizar agrotóxicos.
Encerrando nossa visita fomos ao Aterro Sanitário Municipal, observamos a vala onde é destinado o lixo rejeito. Observamos as unidades de compostagem que destinam o lixo orgânico. Após visitamos uma das unidades de compostagem do Projeto Piloto de Composteiras Familiares, que o município está desenvolvendo.

As atividades foram muito interessantes, sensibilizando ainda mais em relação a  importância de cuidarmos de nosso meio ambiente, como forma de garantirmos um futuro melhor.
Confira fotos das atividades realizadas:

Abertura com a bióloga Priscila

Apresentação Teatral 
Intervenção Artística EEB Dois Irmãos  
Intervenção Artística Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Intervenção Artística Setor Social 
Intervenção Artística Secretaria de Educação
Intervenção Artística na Prefeitura
Intervenção Artística Posto de Saúde 
Visita ao Aterro Sanitário
Visitando as compostagens

Conhecendo a compostagem familiar


12/05/2015 - SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ECO-ÔNIBUS DA FATMA

            Nosso município recebeu a visita do Eco- ônibus da FATMA. projeto de Educação Ambiental itinerante que iniciou no ano de 2005, desenvolvido pela Fundação do Meio Ambiente - FATMA e tem o objetivo de desenvolver um processo de reflexão e conscientização sobre a importância da Preservação do Meio Ambiente.
O projeto é conduzido por técnicos especializados da FATMA e a metodologia utilizada baseia-se em palestras sensibilizadoras e motivadoras, com apresentação de vídeos, materiais educativos e dinâmicas, estimulando a responsabilidade e compromisso com as questões ambientais.

            Confira as fotos:




15/11/13 formação para o desenvolvimento sustentável do município de pres. cast. branco. visita de estudos ao município de ipê, RS.
           
Nesta etapa da formação, o grupo de professores realizou uma viagem de estudos ao município de Ipê, capital da agroecologia.
Iniciamos nossas visitas ao Centro Ecológico Econativa, uma rede de distribuição produtos ecológicos em âmbito internacional. Fomos recebidos no Centro Ecológico pelo presidente da Cooperativa, Volmir que é também produtor e pelo engenheiro agrônomo Luiz Carlos, os quais nos apresentaram a cooperativa, seus produtos, suas metas, objetivos, e como a mesma funciona.
Depois da visita e informações repassadas no Centro Ecológico realizamos visita a produtores. A primeira propriedade visitada foi a de Darci Piquet, produtor de verduras e legumes agroecológicos.
A segunda propriedade visitada foi a de Vilmar Menegat, que possui o banco de sementes, a criação de porcos em sistema Faxinal e agroecológicas. O banco de sementes possui de sessenta a setenta variedades de sementes crioulas. O produtor nos vendeu diferentes sementes, que agora podemos cultivar na lavoura da escola, aumentando a diversidade de nosso banco de sementes.
A terceira propriedade visitada foi a de produção de sucos. A Unidade de produção de sucos é bem industrializada e de grande produção, sendo que o dono produz de 70 a 80 mil quilos de uva, não sendo suficiente para os 8 mil litros de sucos produzidos. A quarta e última propriedade foi a da Marichá, que cultiva ervas medicinais e embala mais de vinte tipos de plantas medicinais.
A viagem foi de muitos conhecimentos, os quais serão atribuídos aos projetos das escolas.
Conhecendo a Cooperativa Econativa
Visita a uma propriedade - horta

Visita ao Banco de Sementes Crioulas



Conhecendo as variedades de Sementes da família.



Passeio em Busca de Tesouros


     Desenvolver ações de sustentabilidade, requerem posturas de respeito e valorização do meio ambiente, e para isso, precisamos conhecê-lo na sua diversidade e importância para manutenção da vida e ecossistema.
   Nesta semana, realizamos a Pegada Ecológica, atividade que tem por objetivo avaliar/medir, o quanto estamos utilizando os recursos naturais, e por meio dos resultados obtidos, mudar ações, posturas, afim de preservarmos os recursos e utilizá-los de maneira consciente e sustentável.
   Realizamos também um passeio ecológico em busca de um tesouro. A atividade foi realizada nas proximidades da escola e do banhado, com o objetivo de observarmos a natureza, desenvolvermos nossos sentidos, percebermos as formas de vida existentes no local, e encontramos um tesouro.
    O tesouro escolhido pela turma, foi uma semente, a qual representa a vida, os recursos naturais necessários para sobrevivência, alimentação...
       Também foram realizadas atividades pedagógicas relacionadas ao passeio.



Crianças observando a natureza.



Banhado que deu origem ao nome da comunidade e escola.


III Encontro de Formação de Educação Ambiental 


     Nesta semana, recebemos em nossa escola os Professores da Rede Municipal de Ensino para mais um encontro de formação. Neste encontro, cada escola socializou o Passeio em Busca de Tesouros que realizou, também foi apresentado, o texto: Desenvolvimento Sustentável. Foram realizadas diversas dinâmicas e iniciamos o estudo referente ao material Com-vida.
       Confira algumas fotos do encontro e das atividades realizadas: 

Abertura da formação
Apresentação atividades pelas cursistas





Plantio de uma árvore simbolizando o encontro de formação

Lanche
Dinâmica de encerramento


Nenhum comentário:

Postar um comentário