sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TRABALHO COM A HISTÓRIA: A RATOEIRA


Trabalhamos com o texto: “A Ratoeira”, o mesmo traz como temática ajudar o próximo, auxiliar o colega, entender que o problema do outro pode vir a ser o nosso, enfim muitos significados o mesmo traz.


Enquanto grupo escolar trabalhamos em sala de aula todos estes conceitos, lemos e relemos o texto, trabalhamos a parte estrutural do texto, o compreendemos nas entrelinhas, buscamos histórias e exemplos cotidianos que trazem a mesma essência, e realizamos produções textuais. Eis a história:





A RATOEIRA



Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.


Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:


-Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!


A galinha, por sua vez, disse:


-Desculpe-me Senhor Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.


O rato foi até o porco e disse:


- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!


Desculpe-me Senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor vai ser lembrado em minhas preces.


O rato foi até a vaca. Ela lhe disse:


- O quê, Senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!


Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido para encarar a ratoeira do fazendeiro.


Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...


O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.


Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.


A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio ao funeral. O fazendeiro sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.


Na próxima vez em que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário