segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PROJETO ALIMENTAÇÃO VIVA

ESCOLA MUNICIPAL BANHADÃO REALIZA OFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO VIVA



No dia 17 de Setembro, realizamos mais uma etapa do Projeto Alimentação Viva, que está sendo desenvolvido em nossa escola, e que faz parte do Projeto Escola Sustentável, que está sendo desenvolvido em toda a Rede Municipal e Estadual de Ensino do município de Presidente Castello Branco. Nesta etapa realizamos uma Oficina Técnica sobre Alimentação Viva, ministrada pelo Professor Alessandro Freire e a Engenheira Agrônoma Iara Reink. Estiveram presentes pais, alunos, comunidade, professoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental, gestores e administradores municipais.


Este projeto objetiva qualidade de vida e saúde para todos, e pensando na importância deste tema, procuramos proporcionar aos educandos e a comunidade em geral, uma nova proposta alimentar, que vise qualidade de vida. A realização desta oficina foi muito importante para que esta proposta fosse conhecida e aos poucos introduzida em nossos hábitos alimentares.


Durante a oficina foram abordados os seguintes temas:



· Na primeira parte da oficina o Professor Alessandro explicou sobre os perigos do uso excessivo de alguns produtos industrializados e os prejuízos que os mesmos causam à nossa saúde.


· Em seguida conceituou alimentação viva, explicando como ela é, como podemos fazer uso da mesma em nosso dia-a-dia, e os benefícios dela para nossa saúde.


· Também explicou sobre os cuidados entre outras orientações importantes durante o preparo destes alimentos.


· Após foi realizado o preparo de algumas receitas como: Suco Vivo, Leites da Terra, Brigadeiro, Ricota Vegetal, Manjar dos Deuses. Utilizando legumes, frutas, sementes e verduras orgânicas e que são cultivadas na agricultura familiar.



Os presentes puderam participar da elaboração dos pratos, que depois foram degustados. Sem dúvida, neste tipo de alimentação é muito importante usarmos a criatividade no preparo dos pratos.



Os participantes gostaram da oficina, salientando que nada do que foi aprendido está distante de nossa realidade, claro que a introdução desta alimentação na vida das famílias acontecerá gradativamente, pois também trata-se de uma questão de hábitos.


Confira algumas fotos desta oficina.



















Sem dúvidas, a realização desta oficina foi um passo muito importante no projeto. Queremos agradecer a todos os participantes, administração, parceiros e colaboradores do projeto.

Ficou curioso? Quem quiser saber mais sobre Alimentação Viva, sobre a oficina realizada, e que queira conhecer algumas das receitas preparadas na oficina, fique de olho em nosso blog, nos próximos dias estaremos disponibilizando as receitas e os benefícios desta alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário