Dando continuidade ao nosso projeto: Alimentação Viva, realizamos uma visita de estudos para conhecer a produção artesanal de doces da Zete, que faz parte da Copercastello, o objetivo da visita foi conhecer como é a produção, matéria-prima utilizada, dentre outros pontos importantes. As crianças gostaram muito de conhecer melhor como os doces são produzidos, os cuidados que se deve ter, etc. As crianças tiveram a oportunidade de estarem fazendo questionamentos e tirando suas dúvidas.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
BORBOLIMPO
A administração de nosso município, juntamente com o Conselho Municipal do Meio Ambiente lançou o I Concurso do Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, no qual as entidades do município participavam em diversas categorias. Assim as escolas de ensino fundamental, participaram na categoria mascote do programa. Nossa escola classificou-se com o mascote do aluno Ricardo Junior Bonotto do 4º ano, com o desenho de uma borboleta, intitulada: BORBOLIMPO, já que borboletas só frequentam lugares limpos.
Parabéns Ricardo, por ter representado nossa escola.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
PROJETO ALIMENTAÇÃO VIVA
ESCOLA MUNICIPAL BANHADÃO REALIZA OFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO VIVA
No dia 17 de Setembro, realizamos mais uma etapa do Projeto Alimentação Viva, que está sendo desenvolvido em nossa escola, e que faz parte do Projeto Escola Sustentável, que está sendo desenvolvido em toda a Rede Municipal e Estadual de Ensino do município de Presidente Castello Branco. Nesta etapa realizamos uma Oficina Técnica sobre Alimentação Viva, ministrada pelo Professor Alessandro Freire e a Engenheira Agrônoma Iara Reink. Estiveram presentes pais, alunos, comunidade, professoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental, gestores e administradores municipais.
Este projeto objetiva qualidade de vida e saúde para todos, e pensando na importância deste tema, procuramos proporcionar aos educandos e a comunidade em geral, uma nova proposta alimentar, que vise qualidade de vida. A realização desta oficina foi muito importante para que esta proposta fosse conhecida e aos poucos introduzida em nossos hábitos alimentares.
Durante a oficina foram abordados os seguintes temas:
· Na primeira parte da oficina o Professor Alessandro explicou sobre os perigos do uso excessivo de alguns produtos industrializados e os prejuízos que os mesmos causam à nossa saúde.
· Em seguida conceituou alimentação viva, explicando como ela é, como podemos fazer uso da mesma em nosso dia-a-dia, e os benefícios dela para nossa saúde.
· Também explicou sobre os cuidados entre outras orientações importantes durante o preparo destes alimentos.
· Após foi realizado o preparo de algumas receitas como: Suco Vivo, Leites da Terra, Brigadeiro, Ricota Vegetal, Manjar dos Deuses. Utilizando legumes, frutas, sementes e verduras orgânicas e que são cultivadas na agricultura familiar.
Os presentes puderam participar da elaboração dos pratos, que depois foram degustados. Sem dúvida, neste tipo de alimentação é muito importante usarmos a criatividade no preparo dos pratos.
Os participantes gostaram da oficina, salientando que nada do que foi aprendido está distante de nossa realidade, claro que a introdução desta alimentação na vida das famílias acontecerá gradativamente, pois também trata-se de uma questão de hábitos.
Confira algumas fotos desta oficina.
Sem dúvidas, a realização desta oficina foi um passo muito importante no projeto. Queremos agradecer a todos os participantes, administração, parceiros e colaboradores do projeto.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
NÓS PODEMOS AJUDAR A SALVAR NOSSO PLANETA
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
TRABALHO COM A HISTÓRIA: A RATOEIRA
Trabalhamos com o texto: “A Ratoeira”, o mesmo traz como temática ajudar o próximo, auxiliar o colega, entender que o problema do outro pode vir a ser o nosso, enfim muitos significados o mesmo traz.
Enquanto grupo escolar trabalhamos em sala de aula todos estes conceitos, lemos e relemos o texto, trabalhamos a parte estrutural do texto, o compreendemos nas entrelinhas, buscamos histórias e exemplos cotidianos que trazem a mesma essência, e realizamos produções textuais. Eis a história:
A RATOEIRA
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.
Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
-Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
A galinha, por sua vez, disse:
-Desculpe-me Senhor Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
Desculpe-me Senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor vai ser lembrado em minhas preces.
O rato foi até a vaca. Ela lhe disse:
- O quê, Senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.
Na próxima vez em que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.