segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Participação no Programa Radio Escola
" I Mostra Cientíco - Cultural: Caminhando em Busca da Sustentabilidade Castellense"
" I Dia "D" de Prevenção da Saúde Castellense"
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
PROJETO ALIMENTAÇÃO VIVA
Realizamos mais uma etapa de nosso projeto, onde juntos criamos diversos sucos, com frutas, legumes e verduras diversas. Foi um momento muito prazeroso e também de descoberta de sabores, já que experimentamos de diferentes combinações de frutas e verduras, que teve como resultado um delicioso suco. As receitas que criamos estão registradas em nosso “Livro de Receitas”. Confira algumas delas:
Suco refrescante tropical
Ingredientes:
Maçã
Pêssego
Morango
Amora
Gengibre
Laranja
Acrescentar hortelã
Suco Rosa
Ingredientes:
Cenoura
Beterraba
Limãozinho
Laranja
Menta
Suco Beteranja
Ingredientes:
Beterraba
Laranja
Morango
Hortelã
Suco Refrescante
Ingredientes:
Pêssego
Maçã
Morango
Erva cidreira
Menta
Hortelã
Suco Salada de Frutas
Ingredientes:
Limãozinho
Amora
Repolho roxo
Laranja
Morango
Pêssego
Cenoura
Suco Fácil
Ingredientes:
Limão
Laranja
Pêssego
Menta
Ameixa vermelha
Morango
Suco Tesouro de Vitaminas
Ingredientes:
Cenoura
Laranja
Limão
Morango
Suco Fruty
Ingredientes:
Maçã
Cenoura
Laranja
Limão
Pêssego
Amora
Morango
Gengibre
Repolho
Menta
Hortelã
Erva cidreira
Ameixa vermelha
Beterraba
Limãozinho
Confira as fotos:
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
CONHECENDO AS HORAS
Diante das dificuldades de algumas crianças quanto à interpretação e reconhecimento das horas, construí com as crianças um relógio, pois assim ficaria mais fácil a compreensão. Cada criança desenhou o seu relógio, colocando os números e fazendo os traços que indicariam os minutos, depois foram feitos os ponteiros e fixados ao relógio.
Após, ter trabalhado com elas como fazer o reconhecimento das horas, as crianças puderam explorar o relógio formando diversas horas.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
O SANDUÍCHE DA MARICOTA
Para trabalharmos esta história, em um primeiro momento realizamos a leitura da historia e conversamos sobre ela, depois cada criança desenhou um sanduíche de acordo com os palpites dos amigos de Maricota. Após as crianças receberam a história embaralhada, eles então tinham que ler organizar a historia na sequência correta e depois colocar a cada parte da história o sanduíche correspondente. A atividade foi exposta na sala.
Estudo da história: O Sanduíche da Maricota de Avelino Guedes
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
DIA DAS CRIANÇAS
“Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser.”
Foi realizado no dia 09 de Outubro de 2010 uma homenagem especial ao dia das crianças, nesta tarde foram realizadas diversas oficinas recreativas como: brinquedoteca, escultura em balão, cineminha, pinturas de rosto, contação de história, parque, pescaria, dentre outras, também foi servido uma lanche especial para as crianças e demais presentes. Na escola também estão sendo realizadas atividades especiais referentes ao dia da criança.
Confira alguns momentos:
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
PROJETO: "A CRIANÇA E A NATUREZA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CASCATA."
Este projeto é desenvolvido pelo Consórcio Lambari em parceria com os municípios de sua abrangência. O projeto objetiva sensibilizar e despertar nos alunos o senso de preservação da natureza. Neste ano o tema do projeto foi “Biodiversidade”, para o estudo de tal temática, foram realizados em sala de aula estudos referentes à biodiversidade, com o desenvolvimento de diversas atividades. Assim no dia 06 de Outubro os alunos do 4º ano da rede de ensino de nosso município, participaram da trilha da cascata, no município de Ipira SC.
Nesta trilha as crianças puderam identificar os conceitos aprendidos a cerca da biodiversidade, vendo espécies animais e vegetais, podendo conhecer e compreender sua função e importância para o ecossistema. A trilha da cascata é um local de beleza indescritível. Durante o percurso da trilha aconteceram diversos pontos de parada, para refletirmos e aprendermos, ao término os alunos plantaram uma árvore que irá registrar nossa visita.
Conhecemos também a casa da memória, construída em 1923, que era de propriedade do Sr. João Baptista Riffel, a mesma contempla: memória fotográfica, história da casa, museu com peças e objetos antigo. Sem dúvida, conhecer a casa da memória foi uma breve viagem pela história, considero que é muito importante que as crianças conheçam fatos e situações que marcaram o passado, pois registram nossa história e identidade, ajudando a compreender os processos de mudança que ocorreram ao longo do tempo.
Neste passeio ainda tivemos a oportunidade de visitarmos a APAE do município, e conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido. Visitamos também a casa colonial e a praça municipal.
Este passeio de estudos foi muito importante, acrescentando e ampliando nossos conhecimentos.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
VISITA DE ESTUDOS
Dando continuidade ao nosso projeto: Alimentação Viva, realizamos uma visita de estudos para conhecer a produção artesanal de doces da Zete, que faz parte da Copercastello, o objetivo da visita foi conhecer como é a produção, matéria-prima utilizada, dentre outros pontos importantes. As crianças gostaram muito de conhecer melhor como os doces são produzidos, os cuidados que se deve ter, etc. As crianças tiveram a oportunidade de estarem fazendo questionamentos e tirando suas dúvidas.
BORBOLIMPO
A administração de nosso município, juntamente com o Conselho Municipal do Meio Ambiente lançou o I Concurso do Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, no qual as entidades do município participavam em diversas categorias. Assim as escolas de ensino fundamental, participaram na categoria mascote do programa. Nossa escola classificou-se com o mascote do aluno Ricardo Junior Bonotto do 4º ano, com o desenho de uma borboleta, intitulada: BORBOLIMPO, já que borboletas só frequentam lugares limpos.
Parabéns Ricardo, por ter representado nossa escola.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
PROJETO ALIMENTAÇÃO VIVA
ESCOLA MUNICIPAL BANHADÃO REALIZA OFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO VIVA
No dia 17 de Setembro, realizamos mais uma etapa do Projeto Alimentação Viva, que está sendo desenvolvido em nossa escola, e que faz parte do Projeto Escola Sustentável, que está sendo desenvolvido em toda a Rede Municipal e Estadual de Ensino do município de Presidente Castello Branco. Nesta etapa realizamos uma Oficina Técnica sobre Alimentação Viva, ministrada pelo Professor Alessandro Freire e a Engenheira Agrônoma Iara Reink. Estiveram presentes pais, alunos, comunidade, professoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental, gestores e administradores municipais.
Este projeto objetiva qualidade de vida e saúde para todos, e pensando na importância deste tema, procuramos proporcionar aos educandos e a comunidade em geral, uma nova proposta alimentar, que vise qualidade de vida. A realização desta oficina foi muito importante para que esta proposta fosse conhecida e aos poucos introduzida em nossos hábitos alimentares.
Durante a oficina foram abordados os seguintes temas:
· Na primeira parte da oficina o Professor Alessandro explicou sobre os perigos do uso excessivo de alguns produtos industrializados e os prejuízos que os mesmos causam à nossa saúde.
· Em seguida conceituou alimentação viva, explicando como ela é, como podemos fazer uso da mesma em nosso dia-a-dia, e os benefícios dela para nossa saúde.
· Também explicou sobre os cuidados entre outras orientações importantes durante o preparo destes alimentos.
· Após foi realizado o preparo de algumas receitas como: Suco Vivo, Leites da Terra, Brigadeiro, Ricota Vegetal, Manjar dos Deuses. Utilizando legumes, frutas, sementes e verduras orgânicas e que são cultivadas na agricultura familiar.
Os presentes puderam participar da elaboração dos pratos, que depois foram degustados. Sem dúvida, neste tipo de alimentação é muito importante usarmos a criatividade no preparo dos pratos.
Os participantes gostaram da oficina, salientando que nada do que foi aprendido está distante de nossa realidade, claro que a introdução desta alimentação na vida das famílias acontecerá gradativamente, pois também trata-se de uma questão de hábitos.
Confira algumas fotos desta oficina.
Sem dúvidas, a realização desta oficina foi um passo muito importante no projeto. Queremos agradecer a todos os participantes, administração, parceiros e colaboradores do projeto.