quinta-feira, 9 de maio de 2013

 

Subprojeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável

Confecção do jogo Mancala

       Dentre as atividades do nosso subprojeto, trabalhamos com o jogo Mancala. Este é um jogo milenar, que consiste em um tabuleiro com 6 covas cada lado, duas mancalas e 48 sementes nativas da região, joga-se em duplas. Existem mais de 200 formas diferentes de jogá-lo. O objetivo do jogo é realizar o plantio e colheita das sementes, sendo que ganha quem ao final da rodada obtiver um número maior de sementes.
Este jogo desenvolve a concentração, raciocínio lógico, estratégia, percepção...
Afim de utilizá-lo em sala de aula e em casa confeccionamos um jogo para cada aluno, utilizando material alternativo:
1 favo de ovos
48 sementes diversas (escolhemos sementes que temos no banco de sementes do projeto)
Tesoura dem ponta
Cola.


Confecção:

Retire a tampa do favo e a borda em que a tampa encaixa. Corte a tampa ao meio e utilize-a para fazer a mancala, colando uma em cada extremidade do favo.

Como jogar:

Joga-se em duplas. Distribua 4 sementes em cada cova, menos na mancala. Tire a sorte para ver quem inicia a jogada. Quem ganhar, deve pegar as sementes de qualquer uma das suas covas e no sentido anti-horário semear uma semente em cada cova e na sua mancala, sendo que deverá também semear nas covas do adversário, exceto na mancala adversária. Se a última semente cair na mancala, o jogar deverá realizar uma nova jogada.
Colheita: Quando a última semente cair em uma cova própria que estiver vazia, o jogador deverá colher todas as sementes da cova adversária em frente aquela que colocou a última semente. O jogo acaba quando as covas de um dos jogadores estiverem todas vazias. Ganha o jogo quem tiver mais sementes em sua mancala.

Observação: Esta é uma das regras/possibilidades de jogar, geralmente utilizada em jogos virtuais.

Confira algumas fotos dos alunos jogando:


Nenhum comentário:

Postar um comentário