sexta-feira, 23 de julho de 2010

MAIS FOTOS...





























FORMATURA DO PROERD


Nesta quinta-feira dia 22 de Julho de 2010, realizou-se a formatura da VII turma do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, formando os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação do Município de Presidente Castello Branco, SC, e os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Dois Irmãos. Estes alunos participaram do programa neste ano, sendo que os trabalhos eram conduzidos pelo Capitão Sérgio Silva de Vargas, coordenador regional do PROERD.

Nossa escola teve como formandos os alunos Matheus Eduardo Lorenci e Ricardo Junior Bonotto, este foi um momento muito importante para eles, as aulas do programa que aconteciam semanalmente, foram de muito aprendizado e alegria, já que as crianças adoravam participar das aulas, pois além de aprenderem muito sobre a temática também dançavam e cantavam as músicas do programa. A solenidade de formatura contou como a ilustre e importante presença do prefeito municipal Sr. Claudio Sartori, da vice-prefeita Sra. Marisa Talini, comandante regional da PM de Concórdia, Gerente Regional de Educação, pais, professores, diretores, gestores públicos, alunos que já se formaram no PROERD e os alunos da próxima turma, e a comunidade em geral.

Os alunos formandos receberam do Policial Vargas um Certificado de Participação e uma lembrança, além de uma belíssima homenagem aos formandos. Os mesmos fizeram o juramento, a Rede Municipal de Ensino, fez uma apresentação cultural tendo como tema a música: "O Dia do Bem", deixando aos presentes um mensagem de esperança, fé, otimismo, amor...
O coordenador do programa Policial Vargas deixou aos presentes uma mensagem de esperança, falando da importância do programa, afirmando que os formandos são "A Geração Saúde", e que deles parte a decisão de ficar longe, de dizer NÃO às drogas e à violência, agradecendo à administração pelo apoio ao programa. O prefeito municipal em seu pronunciamento também falou da importância do programa, sendo o mesmo muito importante para a formação intelectual e pessoal dos educandos.
Os professores e diretores também receberam uma homenagem especial. Os alunos formandos homenagearam e agradeceram ao policial pelo trabalho, dedicação e carinho que sempre teve com todos.

Para finalizar, tivemos a saudosa presença do DARE, mascote do programa, que dançou e cantou as músicas do programa juntamente com os alunos, pais, professores, enfim todos os presentes.
Abaixo podemos conferir alguns dos momentos da formatura:












quinta-feira, 15 de julho de 2010

PROJETO CONSTRUINDO POESIA

Este projeto tem por objetivos:
  • Levar o aluno a conhecer e identificar elementos poéticos;
  • Reconhecer os poemas em suas diversas formas;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Expressar-se por meio da contrução da poesia;
  • Conhecer obras dos mais diversos poetas.
Metodologia: Em um primeiro momento foi realizado o estudo de uma poesia, a fim de conhecer sua estrutura, elementos construtores (rima, estrofe, verso...), análise e interpretação para posteriormente realizar a produção.
Em um segundo momento foi trabalhado o tema: "Amizade", sendo proposto aos alunos que construíssem uma poesia a partir dos conhecimentos adquiridos. As produções foram socializadas com as crianças, onde cada um descreve as intenções e o que quis expressar ao elaborar uma poesia.
Eis algumas das produções de nossos alunos:

A amizade é grande

Ter amigos de verdade

Estava sozinho num banco

Quando encontrei um amigo.

Nós brincamos!

Chegou à noite,

Fiquei triste e sozinho

Amanheceu e nós brincamos de pega-pega.

Agora nunca mais ficarei sem amigos.

Robson Mateus Viero 2º Ano

A amizade

A amizade é boa

Então corri para achar um amigo

Amigo é bom

Quero encontrar mais amigos.

A amizade é boa

Então vou achar mais amigos

Não vou mais ficar sozinha

Vou procurar mais amigos

E com eles brincarei.

Quanto mais amigos temos

Mais felizes vivemos

Mais alegres seremos

E mais amigos encontraremos.

Danieli Lílian Saretta 2º Ano

A Amizade Grande

Um dia, estava tomando um sorvete,

Quando passou uma menina,

Queria ser minha amiga

Paguei um sorvete e pedi o seu nome,

Ela respondeu: -Serafina.

Eu à levei para conhecer a minha casa.

Nós brincamos de quase tudo,

Vieram os meus amigos,

E todos juntos brincamos.

Agora estou mais alegrinha

Encontrei uma amiguinha

Conheci a amizade

Não estou mais sozinha.

Danieli Cristina Andrioni 3º Ano

Amizade

Sou um menininho

Que estava sozinho

Mas no meu caminho

Encontrei meus amiguinhos.

E fui à praça sozinho

E fui embora.

E encontrei o meu amigo

E nós brincamos juntinhos

Agora não estou mais sozinho

Já tenho um amiguinho

Que chora e sorri comigo

Felizes serão juntinhos

E agora nós somos amiguinhos

Para sempre

Estava triste e sozinho

Quando encontrei um amiguinho

Matheus Eduardo Lorenci 4° Ano

A amizade

A amizade é importante

Para todos nós

Quanto mais amigos temos

Mais felizes vivemos.

Conheci um amigo

Conheci a alegria

Agora tenho alguém para brincar

E comigo estudar.

Douglas Vinicios Parisotto 2º Ano

A amizade

Quando precisa de ajuda

Chama a amiga.

Quando você toma picolé e derruba

Chama a amiga.

Eu fui à praça. Cheguei!

Peguei no sono

Um amigo me acordou,

Quase perdi o ônibus.

O meu gato foi atropelado

O meu amigo socorreu o gato.

Camila Vitória Parisotto 1º Ano

Amizade

Amizade é grande

Ter amigos é bom

Porque caminhamos todos juntos

Como uma corrente

De amor e fé.

Nós temos que continuar

Ter amigos que andem comigo

Ter amigos é bom

Porque ajudamos uns aos outros

Eu estive tomando um sorvete

Quando encontrei uma criança

Nós brincamos e amigos nos tornamos.

Ricardo Júnior Bonotto 4º Ano

Amizade

Eu estava indo visitar um amigo

Que estava sozinha

E nos brincamos de carrinho.

Mais crianças vamos achar

E com eles vamos brincar

Essa é a amizade

Que todos esperam encontrar.

Agora já temos amigos

E amigos devemos ser.

Para cultivar essa amizade

E mais amigos encontrar.

Willian Junior Parisotto 3º Ano

segunda-feira, 12 de julho de 2010

NÓS PODEMOS AJUDAR A SALVAR O NOSSO PLANETA



Nossa escola desenvolve projetos e trabalhos voltados ao meio ambiente, conservação e preservação de todos os recursos naturais, uso correto e consciente destes recursos, afim de sensibilizar os alunos e posteriormente suas famílias e comunidade em relação ao nosso planeta, desenvolvendo ações que auxiliem na resolução dos problemas ambientais atuais e com propósito de diminuir os danos ao meio ambiente, já que ele é nossa morada e todos temos o dever de cuidá-lo.


Como escola devemos ser fomentadores, pois acreditamos que a escola além de ter responsabilidades social e um meio de transformação pois auxilia no preparo das crianças para a sociedade.


Como ferramenta didático-pedagógica, construímos em nossa escola este painel, o mesmo foi construído por nossos alunos, e tem como proposta todos os meses estar mostrando como podemos ou o que podemos fazer para “Ajudar a Salvar o nosso Planeta”, através de atividades diversificadas como: poesias, desenhos, textos, paródias entre outros.


sexta-feira, 9 de julho de 2010

Produções artísticas
































Após realizarmos estudos relacionados a algumas tendências artísticas como abstracionismo, cubismo, surrealismo entre outras, os alunos foram desafiados a utilizarem os conhecimentos adquiridos para expressarem-se em produções que levassem em conta tais conhecimentos dessas tendências.
Em um primeiro momento, o tema abordado foi discutido em sala, posteriormente foram realizadas pesquisas de obras e artistas, afim de conhecer as obras e compreender o momento, época e sociedade em que ele se encontrava. Posteriormente os alunos foram desafiados a produzirem.
Esta atividade foi muito produtiva e qualitativa, os alunos gostaram de conhecer novos artistas e tendências, ampliando assim seus conhecimentos a cerca das artes.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O LÚDICO INTERAGINDO COM OS CONCEITOS MATEMÁTICOS








O sudoku é um jogo matemático, uma espécie de quebra-cabeças com números, que surgiu na Europa no século XVIII, e há 100 anos passou a ser popularizado, há pouco tempo tornou-se mais uma ferramenta de ensino-aprendizagem. Este recurso educativo está sendo utilizado na Escola Municipal Banhadão, com os alunos do 1º ao 4º ano. Em um tabuleiro estão dispostas 16 casas, divididas em 4 grupos. O desafio é distribuir os números, (16 peças com números de 1 a 4) sem repeti-los nas linhas, colunas e nem nos quatro grupos. Há só um lugar para cada peça, e este é o desafio. Esta atividade desenvolve o raciocínio lógico-matemático, a argumentação, concentração, atenção...



O jogo dá várias possibilidades ao professor, pode ser construído com uma sequência maior de números, cores, formas geométricas, enfim são grandes as possibilidades de explorar este material, e pode ser trabalhado com educação infantil e fundamental. Para dificultar o jogo, o professor pode dispor algumas peças no tabuleiro e a criança complementa com as restantes.



Os alunos adoraram o novo jogo, participam ativamente, defendendo suas jogadas, argumentando, analisando as possibilidades, auxiliando muito aos alunos na construção e compreensão dos conceitos matemáticos.